O limão está presente em boa parte dos sucos detox, e não à toa: o suco da fruta auxilia na remoção de toxinas e previne desde inflamações até o ganho de peso. E, ao que tudo indica, há muitos benefícios do limão em jejum, pela manhã, já que potencializa a capacidade desintoxicante do limão.

Para Que Serve o Limão em Jejum?
Ainda que possam ser obtidos utilizando a fruta a qualquer hora do dia, acredita-se que os benefícios do limão em jejum sejam ainda maiores pois isso facilita a eliminação de toxinas acumuladas nas paredes intestinais, que seriam responsáveis, entre outras coisas, por causar inflamações e causar ganho de peso.

Limão com água morna

Para potencializar os benefícios do limão em jejum, o ideal é consumi-lo com água morna, a fim de facilitar sua assimilação pelo organismo e facilitar a remoção de substâncias tóxicas no intestino.
Confira então algumas propriedades e benefícios do limão em jejum:
1. Pode auxiliar no emagrecimento
Ainda que não se saiba com certeza por que o limão em jejum emagrece, é possível que essa propriedade do limão se deva a vários fatores, como a presença da pectina, uma fibra solúvel que absorve água e desacelera a digestão, reduzindo o consumo de calorias na refeição.
Outro motivo possível seria a presença da água morna, que preenche o estômago e também traz saciedade. O limão em jejum também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, evitando picos de glicose e melhorando o controle da fome.
E não podemos nos esquecer que o limão é um poderoso agente desintoxicante, que auxilia na eliminação de substâncias que promovem inflamações na parede do intestino. Estudos sugerem que essas inflamações podem causar um aumento no acúmulo de gordura abdominal.


2. Alcaliniza o sangue
Ao contrário da crença popular, o limão não acidifica o sangue. O limão ajuda a reequilibrar o pH sanguíneo, que costuma ficar muito ácido (ou seja, mais próximo de zero) devido ao consumo de alimentos pouco nutritivos, pelo estresse e pela ausência de quantidades adequadas de vegetais na dieta.

E hoje em dia já se sabe que a acidificação do sangue está associada a dezenas de condições, entre elas o ganho de peso, o surgimento da diabetes e do câncer.
3. Melhora a Digestão
Além de melhorar o funcionamento do intestino, o limão em jejum também estimula o fígado a produzir bile, um fluido necessário para a digestão de gorduras. A água de limão também melhora os sintomas de azia, queimação e distensão abdominal causada por gases.
4. Reduz o inchaço
A água com limão pela manhã atua como um diurético natural, estimulando as funções dos rins e acelerando a eliminação das toxinas. Essa é uma das razões pelas quais é sempre mais interessante consumir o suco de limão com um pouco de água.


5. Desintoxica

Este é certamente o mais conhecido dos benefícios do limão em jejum, e se deve em parte à presença do ácido cítrico. Quando absorvido, o ácido cítrico é utilizado pelo fígado para produzir enzimas necessárias ao processo digestivo – e de nenhum outro alimento o fígado consegue produzir tantas enzimas como a partir do limão.
Um fígado saudável não somente elimina as toxinas mais facilmente como também colabora para a manutenção do peso em longo prazo.
6. Fortalece o Sistema Imune
O limão é uma ótima fonte de Vitamina C, que não só fortalece nosso sistema de defesa como também combate radicais livres que causam o envelhecimento precoce.
O limão também contém saponinas, que possuem ação antimicrobiana e podem ajudar a afastar a gripe e o resfriado.

 


7. Acelera a recuperação pós-treino
A água que você consome com o limão em jejum é tão benéfica quanto o próprio suco da fruta, uma vez que mantém as células musculares hidratadas e garante que elas recebam os nutrientes adequados para a recuperação das fibras.
O limão também combate as inflamações, o que pode ser benéfico para quem constantemente submete os músculos e articulações a exercícios intensos como musculação e corrida.
8. Controla as taxas de glicose
Ao contrário de outras frutas, o limão pode ajudar a estabilizar as taxas de açúcar no sangue, propriedade que garante tanto a prevenção à diabetes quanto um maior controle do apetite.

Além disso, níveis altos de açúcar na circulação resultam em uma maior liberação de insulina, o hormônio que promove o acúmulo de gordura, aumenta o apetite e diminui o metabolismo.
9. Garante a Saúde da Pele
Há duas formas de benefícios do limão em jejum para a pele: primeiro, pelo estímulo à produção de colágeno, fibras essenciais para a manutenção da firmeza da pele e o combate aos sinais da idade.
E segundo, pela atuação da vitamina C, que combate os efeitos de agentes oxidantes como o sol, cigarro, açúcar e gordura.
Quanto tomar?
Se você não está acostumado a tomar limão pela manhã, comece com ½ limão espremido em 1 copo de água morna. À medida que você se adaptar à bebida, poderá acrescentar a quantidade de suco de limão, evitando no entanto acrescentar açúcar ou adoçante – afinal, o objetivo é exatamente desintoxicar o organismo.
Após tomar o limão, aguarde 20-30 minutos antes de se alimentar.
Combine o limão com uma dieta saudável

Apesar dos excelentes benefícios do limão em jejum, ele infelizmente não ajuda a emagrecer se não for combinado a uma dieta com muitos legumes, frutas, verduras, e pobre em doces, refrigerantes, frituras e açúcar.
Aliás, o consumo desses alimentos praticamente anula as propriedades do limão em jejum, já que o açúcar e as gorduras trans são duas das principais fontes de toxinas no organismo.

MUITO IMPORTANTE: Lave sempre as suas mãos com sabão e água em abundância, logo após o manuseio do limão, evitando assim queimaduras e manchas em sua pele, ao se expor ao sol. Portanto muita atenção: Nunca passar limão sobre a pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website (caso possua)