Superar uma decepção não é algo simples ou fácil, mas não podemos dizer que é impossível. Embora seja um processo complexo, com o tempo conseguimos superá-lo.

A decepção é uma mistura de dor e sentimento de traição, então acreditamos que você possa se interessar por algumas dicas úteis que poderão ajudá-lo nesses dias em que o céu fica cinzento e a noite escura como ébano.

Não se deixe levar pela desconfiança

Quando sofremos uma decepção, parece que a desconfiança invade tudo o que nos rodeia, sejam pessoas ou projetos. Isso é normal depois de uma decepção, que pode ser uma traição de um ente querido ou a decepção por um sonho não realizado. Podemos cair em uma desconfiança total.

Colocamos um escudo em torno do nosso coração e desconfiamos de tudo e todos, para não sermos feridos novamente. Na verdade, não é uma má ideia a curto prazo. Quando a dor ainda é recente, precisamos de um tempo para nos refazermos.

No entanto, chegará um momento em que você terá que baixar as suas defesas. Não podemos viver eternamente desconfiados de tudo e todos, perderemos muitas coisas boas que o mundo pode nos oferecer.

Guarde o luto por um tempo, mas chegará um dia em que você terá que reunir a coragem e voltar a viver normalmente, sem medo de tudo o que o cerca e se deixando levar pela ilusão, pelos sonhos e por boas pessoas.

Procure apoio

O apoio nos ajuda a superar  as decepções. Todos nós temos bons amigos, família, pessoas que acreditam em nós e são dignos do nosso carinho e afeição.

Nos maus momentos, quando você se sentir traído e de coração partido, a melhor solução é procurar “um ombro amigo” para chorar as suas tristezas. Desabafe, solte as suas mágoas e não tenha medo de parecer fraco ou desamparado. Uma pessoa que o ama nunca usará suas confidências contra você.

Nos bons momentos, é muito bom ter ao nosso redor as pessoas que amamos, mas é muito gratificante e tranquilizador saber que existem pessoas que estarão sempre do nosso lado, prontos para nos apoiar e estender a sua mão quando precisarmos. 

Não se esqueça de que liberar toda a tristeza da sua alma, compartilhar a sua dor e pedir ajuda para superar os obstáculos não são sinais de fraqueza, mas de coragem. Além disso, duas pessoas unidas são muito mais fortes do que uma sozinha.

Guarde o luto pelo tempo estritamente necessário

É claro que uma decepção nos deixa muito abalados, mas essa situação não pode durar para sempre.

Mesmo que você não acredite, existe dentro do seu coração uma força e uma confiança suficientes para superar todo tipo de trauma. Busque dentro de você mesmo, descubra os seus pontos fortes e encontre a energia necessária para seguir em frente.

Não acredite que uma decepção vai durar para sempre. Nunca diga que você é fraco e incapaz de seguir adiante. Se não encontrar essa força que está no fundo da sua alma, é porque “não procurou bem”.

O luto pela decepção não pode durar para sempre. Converse consigo mesmo de coração aberto até se conhecer profundamente e encontrar no seu interior a coragem e a força para olhar o futuro com boa vontade e alegria.

Diante de uma decepção, não perca o otimismo e o bom humor

Nos momentos de grande sofrimento, ninguém sente vontade de brincar, mas as melhores armas para enfrentar uma decepção são o otimismo e o senso de humor.

Seja sempre uma pessoa positiva, otimista e alegre. No início, talvez seja difícil, mas olhe sempre para o lado positivo de tudo. Isso o tornará muito mais feliz.

Para concluir, quero lhe dizer que apesar da decepção ser um processo difícil, não é insuperável. Com força, atitude, com as ferramentas e o positivismo necessários, não existe nada que dure para sempre, por mais doloroso que seja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website (caso possua)